Enquanto as unidades de alojamento local não têm ordens para fechar, a vida continua, mas tem de adaptar-se aos tempos e incógnitas do novo coronavírus, com mais ou menos clientes – dados preliminares apontam para quebras de 30% num mês. A Direcção-Geral de Saúde (DGS) publicou um documento, divulgado também pelo Turismo de Portugal, com as orientações oficiais para que hotéis e outros alojamentos turísticos possam garantir a segurança e saúde de hóspedes e trabalhadores.
EQUIPA DE LIMPEZA
As pessoas que tratam da roupa de cama ou do quarto de um caso suspeito ou confirmado e as pessoas que realizam as limpezas, desde que cumpram as medidas de proteção recomendadas e garantam o controlo da exposição ao risco de transmissão, não correm riscos desnecessários. No entanto, o risco de transmissão pode, contudo, ser real em caso de acidente ou se não forem cumpridas integralmente as medidas de proteção recomendadas.
É imperativo garantir os EPI adequados:
- dispensadores de solução antissética de base alcoólica (SABA) ou solução à base de álcool,
- materiais de limpeza de uso único, sobretudo panos de limpeza, toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70⁰
- máscara de proteção respiratória do tipo FFP2
- óculos para proteção dos olhos,
- bata ou avental de plástico sobre a farda
- luvas descartáveis, de nitrilo
MUDANÇA DE ROUPA
Dado que a intervenção de mudança de roupa da cama, gera aerossóis, é conveniente separar a remoção da roupa de cama, com a limpeza a desenvolver a seguir. Tanto quanto possível, o intervalo deve ser de um dia entre estas duas operações. Caso tal não seja possível, devem guardar-se pelo menos entre 2 a 3 horas entre retirar lençóis e roupas de cama e atoalhados, e realizar a limpeza de pisos e superfícies.
Ao remover a roupa de cama e atoalhados a equipa deverá ter os seguintes cuidados:
- Não agitar a roupa de cama;
- Retirá-la sem a sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um “embrulho”;
- Não encostar a roupa ao corpo;
- Embalar as roupas e colocar num saco impermeável, fechando-o bem e levar diretamente para a lavandaria;
- Lavar a roupa à temperatura mais alta que puder suportar (dependendo da termoresistência) – ciclo de desinfeção pelo calor (pelo menos a 60ºC durante 30 minutos, ou entre 80-90ºC, com 10 minutos de contacto do calor com a roupa);
MANUTENÇÃO DAS SUPERFÍCIES AMBIENTAIS
O coronavírus (SARS-CoV-2) pode sobreviver durante horas em superfícies secas e até 6 dias em superfícies com humidade. Sendo assim, seguindo as indicações de DGS devem ser adotados os seguintes métodos de limpeza:
- Não usar aspirador de pó para limpeza de pisos, porque põem em movimento no ar, as gotículas, nas quais o vírus pode estar contido e transforma-as em aerossóis.
- Limpar as superfícies de cima para baixo e no sentido das áreas mais limpas para as mais sujas;
- Usar panos de limpeza de uso único, diferentes e exclusivos para a área do quarto e para as casas de banho;
- Usar o balde e esfregona de limpeza da casa de banho diferente do balde de limpeza e esfregona no quarto;
- Usar detergentes de uso comum para lavar as superfícies;
LIMPEZA E DESINFEÇÃO DE SUPERFÍCIES
Para desinfeção de superfícies a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha o uso de lixívia (solução de hipoclorito de sódio) numa concentração de pelo menos 5% de cloro livre, e álcool a 70º, para as superfícies metálicas ou outras, que não sejam compatíveis com a lixívia, de modo a evitar corrosão ou danificação.
- Se há presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos
- absorver os líquidos com papel absorvente;
- aplicar a lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia, para 9 medidas iguais de água;
- deixar atuar durante 10 minutos;
- passar o local com água e detergente;
- enxaguar só com água quente e deixar secar ao ar;
- usar máscara na diluição e aplicação da lixívia;
- abrir as janelas para ventilação do espaço;
- Para a desinfeção comum de superfícies:
- lavar primeiro com água e detergente;
- aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção:
- uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água;
- deixar atuar a lixívia durante 10 minutos;
- enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar;
- As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação;
- Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfetados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º;
- Limpar primeiro o mobiliário do quarto;
- Espaço de cozinha:
- lavar as louças na máquina a temperatura elevada;
- limpar e desinfetar armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo de desinfetar os puxadores dos armários e das portas;
- de seguida, limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo.
- Limpar paredes até à altura do braço.
- Retirar os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho;
- Limpar o mobiliário;
- Lavar a casa de banho
- começando pelas torneiras, lavatórios e ralos destes,
- passar depois ao mobiliário,
- de seguida a banheira ou chuveiro, não esquecendo de limpar bem o chuveiro, desenroscar a cabeça do mesmo e lavar e desinfetar;
- sanita e bidé
- aplicar o produto que tem a função de detergente e desinfetante em simultâneo, no interior e exterior da sanita;
- deixar atuar o produto durante 10 minutos para que faça o efeito desejado,
- esfregar bem por dentro com o piaçaba,
- descarregar a água com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo;
- pôr o piaçaba a escorrer;
- lavar e desinfetar o suporte do piaçaba;
- Com outro pano limpo de uso único, lavar a parte externa da sanita, começando pelo tampo (o menos sujo), seguindo-se a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores com o mesmo detergente/desinfetante;
- passar depois só com água quente e deixar secar.
- Por fim, lavar o chão das instalações.
- Abrir as janelas da área e deixar secar ao ar.
PISCINA & JACUZZI
Na WAM recomendamos que os hóspedes não usem a piscina.
Se o doente utilizou recentemente a piscina, as superfícies da piscina onde as pessoas circulam devem ser lavadas e desinfetadas. A limpeza e desinfeção da piscina deve ser realizada com o procedimento habitual, devendo-se substituir a água e proceder à cloragem como definido em protocolo interno.
Quanto ao jacúzi – é recomendável o despejo de toda a água, seguido de lavagem e desinfeção; voltar a encher com água limpa e desinfetada com cloro na quantidade adequada, de acordo com o protocolo interno.
PESSOA DOENTE OU SUSPEITA DE ESTAR DOENTE POR COVID-19 NO ALOJAMENTO
Caso seja detetada uma pessoa doente ou caso suspeito, esta não deve sair do alojamento, deve permanecer no quarto e ser contactado o SNS24 (808 24 24 24). Não se deve dirigir ao centro de saúde, a consultório privado ou à urgência do hospital; deve aguardar as instruções dos profissionais de saúde que o vão atender e a decisão clínica.
CHECK-IN
Tendo bem presente a importância das medidas de autoproteção individual e da implementação de planos de contenção, recomendamos a suspensão de check-ins presenciais. Tanto quanto possível, deve privilegiar-se o self check-in, com cofre para chaves.
Certamente que estamos no caminho certo para contribuir para um resultado positivo dessa situação, e como comunidade solidária com os que estão ao nosso lado, agradecemos sua colaboração e compreensão.
Referência: