Enquanto as unidades de alojamento local não têm ordens para fechar, a vida continua, mas tem de adaptar-se aos tempos e incógnitas do novo coronavírus, com mais ou menos clientes – dados preliminares apontam para quebras de 30% num mês. A Direcção-Geral de Saúde (DGS) publicou um documento, divulgado também pelo Turismo de Portugal, com as orientações oficiais para que hotéis e outros alojamentos turísticos possam garantir a segurança e saúde de hóspedes e trabalhadores.

 

EQUIPA DE LIMPEZA

As pessoas que tratam da roupa de cama ou do quarto de um caso suspeito ou confirmado e as pessoas que realizam as limpezas, desde que cumpram as medidas de proteção recomendadas e garantam o controlo da exposição ao risco de transmissão, não correm riscos desnecessários. No entanto, o risco de transmissão pode, contudo, ser real em caso de acidente ou se não forem cumpridas integralmente as medidas de proteção recomendadas.

É imperativo garantir os EPI adequados:

  • dispensadores de solução antissética de base alcoólica (SABA) ou solução à base de álcool,
  • materiais de limpeza de uso único, sobretudo panos de limpeza, toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70⁰
  • máscara de proteção respiratória do tipo FFP2
  • óculos para proteção dos olhos,
  • bata ou avental de plástico sobre a farda
  • luvas descartáveis, de nitrilo

 

MUDANÇA DE ROUPA

Dado que a intervenção de mudança de roupa da cama, gera aerossóis, é conveniente separar a remoção da roupa de cama, com a limpeza a desenvolver a seguir. Tanto quanto possível, o intervalo deve ser de um dia entre estas duas operações. Caso tal não seja possível, devem guardar-se pelo menos entre 2 a 3 horas entre retirar lençóis e roupas de cama e atoalhados, e realizar a limpeza de pisos e superfícies.

 

Ao remover a roupa de cama e atoalhados a equipa deverá ter os seguintes cuidados:

  • Não agitar a roupa de cama;
  • Retirá-la sem a sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo um “embrulho”;
  • Não encostar a roupa ao corpo;
  • Embalar as roupas e colocar num saco impermeável, fechando-o bem e levar diretamente para a lavandaria;
  • Lavar a roupa à temperatura mais alta que puder suportar (dependendo da termoresistência) – ciclo de desinfeção pelo calor (pelo menos a 60ºC durante 30 minutos, ou entre 80-90ºC, com 10 minutos de contacto do calor com a roupa);

 

 

MANUTENÇÃO DAS SUPERFÍCIES AMBIENTAIS

O coronavírus (SARS-CoV-2) pode sobreviver durante horas em superfícies secas e até 6 dias em superfícies com humidade. Sendo assim, seguindo as indicações de DGS devem ser adotados os seguintes métodos de limpeza:

  • Não usar aspirador de pó para limpeza de pisos, porque põem em movimento no ar, as gotículas, nas quais o vírus pode estar contido e transforma-as em aerossóis.
  • Limpar as superfícies de cima para baixo e no sentido das áreas mais limpas para as mais sujas;
  • Usar panos de limpeza de uso único, diferentes e exclusivos para a área do quarto e para as casas de banho;
  • Usar o balde e esfregona de limpeza da casa de banho diferente do balde de limpeza e esfregona no quarto;
  • Usar detergentes de uso comum para lavar as superfícies;

 

LIMPEZA E DESINFEÇÃO DE SUPERFÍCIES

Para desinfeção de superfícies a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha o uso de lixívia (solução de hipoclorito de sódio) numa concentração de pelo menos 5% de cloro livre, e álcool a 70º, para as superfícies metálicas ou outras, que não sejam compatíveis com a lixívia, de modo a evitar corrosão ou danificação.

  • Se há presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos
    • absorver os líquidos com papel absorvente;
    • aplicar a lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia, para 9 medidas iguais de água;
    • deixar atuar durante 10 minutos;
    • passar o local com água e detergente;
    • enxaguar só com água quente e deixar secar ao ar;
    • usar máscara na diluição e aplicação da lixívia;
    • abrir as janelas para ventilação do espaço;
  • Para a desinfeção comum de superfícies:
    • lavar primeiro com água e detergente;
    • aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção:
    • uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água;
    • deixar atuar a lixívia durante 10 minutos;
    • enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar;
  • As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação;
  • Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfetados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º;
  • Limpar primeiro o mobiliário do quarto;
  • Espaço de cozinha:
    • lavar as louças na máquina a temperatura elevada;
    • limpar e desinfetar armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo de desinfetar os puxadores dos armários e das portas;
    • de seguida, limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo.
  • Limpar paredes até à altura do braço.
  • Retirar os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho;
  • Limpar o mobiliário;
  • Lavar a casa de banho
    • começando pelas torneiras, lavatórios e ralos destes,
    • passar depois ao mobiliário,
    • de seguida a banheira ou chuveiro, não esquecendo de limpar bem o chuveiro, desenroscar a cabeça do mesmo e lavar e desinfetar;
    • sanita e bidé
      • aplicar o produto que tem a função de detergente e desinfetante em simultâneo, no interior e exterior da sanita;
      • deixar atuar o produto durante 10 minutos para que faça o efeito desejado,
      • esfregar bem por dentro com o piaçaba,
      • descarregar a água com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo;
      • pôr o piaçaba a escorrer;
      • lavar e desinfetar o suporte do piaçaba;
      • Com outro pano limpo de uso único, lavar a parte externa da sanita, começando pelo tampo (o menos sujo), seguindo-se a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores com o mesmo detergente/desinfetante;
      • passar depois só com água quente e deixar secar.
    • Por fim, lavar o chão das instalações.
    • Abrir as janelas da área e deixar secar ao ar.

 

PISCINA & JACUZZI

Na WAM recomendamos que os hóspedes não usem a piscina.

Se o doente utilizou recentemente a piscina, as superfícies da piscina onde as pessoas circulam devem ser lavadas e desinfetadas. A limpeza e desinfeção da piscina deve ser realizada com o procedimento habitual, devendo-se substituir a água e proceder à cloragem como definido em protocolo interno.

Quanto ao jacúzi – é recomendável o despejo de toda a água, seguido de lavagem e desinfeção; voltar a encher com água limpa e desinfetada com cloro na quantidade adequada, de acordo com o protocolo interno.

 

PESSOA DOENTE OU SUSPEITA DE ESTAR DOENTE POR COVID-19 NO ALOJAMENTO

Caso seja detetada uma pessoa doente ou caso suspeito, esta não deve sair do alojamento, deve permanecer no quarto e ser contactado o SNS24 (808 24 24 24). Não se deve dirigir ao centro de saúde, a consultório privado ou à urgência do hospital; deve aguardar as instruções dos profissionais de saúde que o vão atender e a decisão clínica.

 

CHECK-IN

Tendo bem presente a importância das medidas de autoproteção individual e da implementação de planos de contenção, recomendamos a suspensão de check-ins presenciais. Tanto quanto possível, deve privilegiar-se o self check-in, com cofre para chaves.

 

Certamente que estamos no caminho certo para contribuir para um resultado positivo dessa situação, e como comunidade solidária com os que estão ao nosso lado, agradecemos sua colaboração e compreensão.

 

 

Referência: